sexta-feira, agosto 10, 2007

Ano de 1991

Festas em Honra de Nª. Senhora do Castelo


Ano de viragem das festas ,politizadas até aí pela CDU que governava a Câmara Municipal de Coruche.





Exposição sobre trajes e costumes de Coruche, cuja recolha coordenei ao Serviço da Autarquia, presidida por Manuel Brandão, cuja sensibilidade para as coisas da cultura foi fulcral para o volte face .

O Cortejo Etnográfico e do Trabalho voltou a ter ,nesse ano,a presença de Campinos e muitos jovens envergando trajes dos finais do sec XIX , inicio do sec XX . Os ranchos folcloricos e Juntas de Freguesia, algumas Casas Agricolas e Instituições , e as centenas de portas a que bati solicitando o empréstimo desde peças de vestuário a objectos usados nas fainas da lavoura ou na decoração de casas rurais tiveram uma colaboração importante na preparação das figurações integradas no Cortejo ena Exposição.

Uma passagem de modelos de trajes rurais antigos teve lugar no Pavilhão de Exposições (deitado abaixo entretanto) que recebeu ,nessa altura a primeira Exposição da sua curta mas recheada história de eventos.

Arquitecta Maria do Castelo Morais coordenou toda a acção de montagem da exposição e do cortejo.

O então vereador da Cultura Dionisio Mendes teve papel importante na decisão da Câmara da altura para que as Festas retomassem o caminho da tradição e fossem abandonados modelos "politicos" que nada tinham a ver com Coruche e com as Festas.

Honro-me , como Coruchense de ter dado o meu modesto contributo para isto.









Posted by Picasa

1 comentário:

oasis dossonhos disse...

Deve ter sido um belo momento, para reviver tradições e um património identitário,que muitos gostam de recordar, mas poucos sabem guardar.E raros têm sensibilidade para mostrar bem e lembrar o que a globalização tem engolido...
Luís

Powered By Blogger